Olá pessoal,agora vou falar da raça Chihuahuaa,vejam uma foto dessa raça:
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- Esta raça de cão caracteriza-se pelo tamanho pequeno, pois é a menor raça de cão do mundo.
- É uma raça de origem mexicana.
- Existem duas variedade: uma de pêlos curtos e outra de longos.
- Possuem grandes orelhas apontadas para cima.
- O peso dos chihuahuas pode variar entre 500 gramas e 3 quilos.
- A altura média é de 10 a 15 cm.
- Apresentam-se em várias cores, porém as mais comuns são branco, preto, castanho e combinações destas cores.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- Possui um temperamento dócil, porém quando provocados, tornam-se nervosos e irritados.
- São cães inteligentes e muito espertos.
- Apegam-se facilmente aos donos, tornando bons companheiros.
- Por serem pequenos, adaptam-se facilmente em ambientes pequenos (casas com quinta pequeno, apartamentos).
- Possuem o instinto de caça, podendo perseguir e capturar pequenos ratos.
- Tornam-se ciumentos com relação ao dono.
HISTÓRIA E CURIOSIDADES:
Sobre a origem deste canino não existe apenas uma teoria; elas variam desde a China ao Império asteca, o que gera inúmeros questionamentos. Por alguns, são considerados serem descendentes de uma raça semelhante e antiga, um pouco maior e associada com a realeza da civilização asteca conhecida como techichi. Em decorrência disso, pode-se dizer que esta é a raça mais antiga da América do Norte, com origens mexicanas, cujo nome está atrelado a um estado de lá, Chihuahua. Já para outros parece que, apesar deste animal estar ligado a nação latino-americana, tenha sido introduzido no país pelos chineses.
Apesar das teorias, o que é realmente considerada é sua ligação com o techichi. Devido a encontradas imagens cravadas em pedras sobre esses animais, foi possível visualizar semelhanças entre elas. Alguns chegaram a afirmar que o techichi fora um animal selvagem capturado e domesticado pela civilização tolteca. A despeito disso, para aquela civilização, apesar de não servir como cão de trabalho devido a seu tamanho, os techichis eram animais quase sagrados, com os quais as pessoas poderiam ter uma relação de amizade mesmo após a morte, e que estes os atravessariam no pós-vida. Isso significava que, quando o dono morresse, o cão deveria ser enterrado junto, fato este comprovado em tumbas encontradas na região, com homem e cão um ao lado do outro. Enquanto raça legalmente mexicana, as evidências que isso afirmam são comprovadas pelo fato de a maioria dos registros dessa antiga raça tenham sido encontrados próximos a Cidade do México, ou seja no estado que nomeou o cão. Por essas razões, especula-se que ele tenha sido criado, a partir do cruzamento do techichi, com um pequeno cão pelado que foi trazido da Ásia para o Alasca, supostamente responsável pela baixa estatura do canino. No que diz respeito a especulações, existem ainda as teorias de que o cão tenha vindo de uma ilha cubana ou do Egito, devido a ossadas encontradas serem bastante assemelhadas ao chihuahua. Todavia, estes indícios remontam há 1 000 a.C e nada se sabe a respeito da semelhança das raças.
O chihuahua, acredita-se, possui forte parentesco com o techichi, do qual só não herdou o tamanho.Antes de chegar aos Estados Unidos e após as invasões espanholas, que exterminaram a civilização tolteca, o chihuahua foi deixado a outros nativos, o que gerou o risco de extinção pelo desconhecimento no tratar estes caninos. Contudo, a sua reprodução deu-se de forma satisfatória até a descoberta dos norte-americanos, que nomearam a raça como Arizona e Texas, e ajudaram nos cruzamentos daqueles pequenos animais.
Informações e imagens retiradas dos sites:Sua Pesquisa e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário