Olá pessoal,agora vou falar da raça de cães chamada Husky Siberiano,vamos ver uma fotinho deles:
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
- O husky siberiano é um cão forte com uma estrutura muscular bem desenvolvida.
- A pele é coberta com duas camadas de pêlo.
- Possuem olhos de cores bem chamativas como, por exemplo, verdes, azuis, amarelos ou castanhos.
- Geralmente possuem as pernas na cor branca com manchas na cabeça e no rabo.
- O corpo é coberto por pêlos nas cores branca e cinza (mais comum) ou branca em combinações com: vermelho cobre, preta, marrom avermelhada. Podem apresentar-se também todo na cor branca.
- Possuem orelhas de porte médio, apontadas para cima.
- Em média, os huskies medem de 50 a 60 cm de altura.
COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
- O husky siberiano é uma raça que gosta de brincar.
- Necessita de grandes espaços para queimar a energia.
- São espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
- São carinhosos e companheiros.
- Possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar gatos, ratos, coelhos ou outros animais de pequeno porte.
- Podem se tornar agressivos quando atacados por outros cães.
- A expectativa de vida desta raça é de 10 a 15 anos de idade.
- Possuem o hábito de lamber o pêlo como medida de higiene.
- Podem ser adestrados, porém não assimilam completamente o treinamento.
SAÚDE:
Siberianos são normalmente cães saudáveis, vivendo tipicamente de 11 a 15 anos de idade. Problemas de saúde na raça incluem transtornos nos olhos (catarata, glaucoma, e distrofia corneal, entre outras), alergias, e câncer em animais mais velhos. Displasia na bacia pode ocorrer mas não é um problema frequente na raça. Esta raça precisa de uma dieta de alta qualidade com muita proteína e gordura, principalmente se for usada para o trabalho (como puxar trenós). É dito que os huskies são os cães com mais "eficiência em combustível", já que consomem menos comida que outras raças de trabalho de tamanho similar e nível de atividade. A dieta precisa ser ajustada para o seu nível de trabalho e exercício; caso contrário, pode ocorrer obesidade em cães não exercitados e muito alimentados. Doença que deve-se ter cuidado é a erlichia, transmitida pelo carrapato.
CUIDADOS:
O husky é um cão muito peludo, mas fácil de cuidar. Não precisará de banhos frequentes, tosa, nem muitas escovações. Ele cultiva o hábito de lamber o pêlo e tem pouco cheiro. Na época da muda, que ocorre no máximo duas vezes ao ano, o pêlo cai muito, e isso vai exigir que ele seja escovado mais frequentemente. A raça é também bastante saudável e os problemas mais comuns estão relacionados à visão (catarata, glaucoma, atrofia progressiva da retina).
ADEQUAÇÃO CLIMÁTICA:
Apesar de suas origens nórdicas, e ao contrário do que se crê, huskies podem viver sem maiores problemas em qualquer zona climática, porém é necessário tomar alguns cuidados especiais quando faz calor excessivo, como prover-lhes bastante água e um lugar fresco e sombreado para descansar.
Por outro lado, estes cães parecem ter um verdadeiro prazer em estar em meio a temperaturas baixas, e buscam o ar livre com afinco especial quando faz frio. Ainda assim, donos em potencial de huskies podem tranquilizar-se que climas subtropicais, como do sul do Brasil, ou de Portugal (clima mediterrâneo), são perfeitamente adequados à sua criação.
OBS:Essa raça vem da Rússia
Informações e imagens retiradas dos sites:Sua Pesquisa e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário